EMPÓRIO FASANO, EM SÃO PAULO, TEM CENTENAS De OPÇÕES De VINHOS E SELEÇÃO De ITENS IMPORTADOS COM SOTAQUE ITALIANO Por MARIANA ROSÁRIO à quem chame o local de mercadinho de luxo, mas o diminutivo talvez não seja a melhor opção para explicar o funcionamento do recém-aberto Empório Fasano, endereço com mil metros quadrados e quatro mil produtos - dos quais somente mil são rótulos de bebidas, a grande maioria de vinhos.
Sob investimento de R$ 15 milhões, fruto da sociedade entre o Grupo Fasano somado à incorporadora PISE, passou a 50 REVISTA ELA funcionar neste semestre no número 2.245 da Rua Bela Cintra, no bairro paulistano dos Jardins.
A ideia é oferecer bens corriqueiros de um mercado com rotisseria e um concorrido café - em que as mesas e as cadeiras estão normalmente ocupadas por uma seleção de executivos munidos de seus laptops, além de moradores do entorno. Mas, antes de falar do topo do edifício, onde está a caféteria, convém começar pela entrada: ainda no primeiro pavimento, na altura da rua, estão itens corriqueiros, como frutas, verduras e condimentos.
Mais adiante, há cortes de carne e uma seleção de massas frescas pré-prontas que levam a assinatura da casa ao custo de R$ 59,90 FOTOS De JULIANA SOUZA E ANA BRANCO (RETRATO) - iffit iNitZ 1L Acima, uma mesa com vários itens de café da manhã; ao lado, Gero Fasano; e abaixo, a área de produtos da horta, sempre frescos til reais, por 300 gramas.
E eis o pulo do gato para que diversas famílias da região visitem o local. "A pessoa compra uma massa com a marca Fasano e mais um molho com nossa receita e arremata com um vinho por R$ 200. Parece um bom negócio, pois a comparação que se faz é com o preço da refeição no restaurante do grupo, não com o preço de outro mercado. O cliente pensa eu mereço-, diz Vanessa Sandrini, diretora pelo projeto de varejo.
As receitas disponíveis por ali são preparadas em uma cozinha central, no bairro do Cambuci, para onde também são encominhadas as frutas que - por impacto do tempo - não estão mais visualmente apetitosas Podem, portanto, tornar-se parte de uma receita, caso dos bolos e tortas. Embora o trunfo do ponto de vendas seja justamente a curadoria, não é exatamente da exclusividade de itens que o endereço se sustenta.
Simone Braun, a gerente, explica que cada produto presente no local passou pelo crivo da equipe do empório - e de Gero Fasano (ex-Rogério, que mudou de nome após passar por um transplante de fígado). Há, porém, algumas raridades. Caso do presunto San Daniele de cura de 24 meses ao custo de R$ 490, o quilo, ou então das trufas negras, do Chile, cujo valor é de R$ 1,2 mil o quilo.
No último andar, ao lado do café, há itens para casa. Nas prateleiras, velas, porta-vinhos, pijamas, travesseiros, mantas, poltronas, kits presenteáveis e assemelhados. Para fazer frente a outros mercados e empórios próximos, o local tenta herdar referências de serviço da rede de hotéis do grupo. Os funcionários do serviço de vailet, por exemplo, apressam-se para abrir a porta do passageiro de qualquer carro que encoste na entrada do local.
Uma vez dentro da loja, o consumidor em potencial é recebido por um atendente do empório que perg uma quais tipos de produto o visitante bibsca São atitudes absolutamente triviais para restaurantes e hotéis, mas menos comuns em mercados e endereços de compra com os olhos na rua - como é o caso do Fasano. A abertura de empórios e mercados diminutos, mas que evocom a capacidade de realizar boa curadoria deitem, é uma aposta cada vez mais comum no varejo, explica Maiara Kososki, professora de marketing da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
"Esse fenômeno faz parte das transformações causadas pela pandemia. As pessoas começaram a olhar diferente para a possibilidade de cozinhar em casa, aprender harmonização com vinhos, buscar grandes rótulos", explica a professora.
A ideia, portanto, é ter a experiência de um restaurante dentro de ras. "Os itens de consumo das classes A e B têm bastante resiliência diante da crise. Esses clientes buscom locais de ultraconveniência para satisfazer suas vontades." De olho na fatia de mercado, o grupo prepara uma segunda unidade do empório na Avenida Faria Lima, coração financeiro de São Paulo.
e. COM O SUCESSO DA PRIMEIRA LOJA NO JARDINS, GRUPO JÁ ESTÁ D E OLHO EM NOVO PONTO: NA AVENIDA FARIA LIMA
Mercado grifado
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