(00:00:24) Sendo que uma é dentista e a outra farmacêutica seguimos por aqui e ainda no litoral departamento de estradas de rodagem do Paraná o der. Disse que não colocou exigências excessivas no edital de licitação para contratação da empresa que vai construir a ponte de Guaratuba o documento é atacado e uma representação que corre no tribunal de contas do estado. E que chegou a suspender a execução da obra em dezembro do ano passado a ordem de interrupção dos trabalhos foi revogada pelo TJ tribunal de justiça do Paraná mas a representação segue tramitando na corte de contas. Para a diretora técnica do der Janice caso mulher saco Soares o edital coloca requisitos suficientes pra garantir que a obra seja entregue no prazo. A empresa ela tem que ter capacidade para executar tipo ela pode até executar em cinco anos mas. Pra gente isso não é bom é porque tem efetivamente o custo de operação do ferro bolsa e todo o prejuízo que a sociedade tem ali na fila de espera Booth então hoje gente está com a operação é andando bem Ned. Mas assim gente já passou por experiências muito ruins né acho que a sociedade inteira é sabe é quão crítico foi o Ferri Bush não nos últimos tempos. Com a emissão da licença prévia do mês passado o consórcio nova ponte vencedor da licitação. Tem trinta e dois meses para conclusão da obra o der que fiscalize a execução não quero extrapolar este prazo a preocupação com o respeito ao cronograma tem relação com os conhecidos. Problemas na travessia e o Ferri Booth inicialmente durante os períodos de maior fluxo de veículos. O custo de manutenção das embarcações também preocupa já que um mês a mais de operação traz o governo do estado. Uma despesa adicional de cinco milhões de reais então é óbvio que nós temos e nós trabalhamos pra que é esse esse edital e essa licitação. É saísse de dentro do prazo razoável e que a gente conseguisse contratar uma empresa que fosse lá e realmente executar essa obra não ficasse patinando lá por cinco anos que é o que a gente temia né. Das cinco empresas que participaram da concorrência as duas primeiras foram eliminadas pelo der por não cumprirem as exigências do edital de licitação. O documento colocava como condição a concorrente demonstrar que já havia construído previamente uma ponte nos mesmos moldes que a planejada pra ponte de Guaratuba o projeto prevê três técnicas distintas de construção no mesmo trecho. Para o engenheiro civil Raul Osório de Almeida ainda que a construção da ponte de Guaratuba exija múltiplas técnicas. Todas são conhecidas dos profissionais de engenharia veja é é essas técnicas de construção dessas três tipos de ioga que nós vimos aí. São técnicas totalmente conhecidas e de domínio público então eu não vejo o grande problema em fazer. Um pesar uma ponte estaiada. Raramente você constrói a ponte estaiada num trecho só se faz a ponte num trecho e depois faz acessos e esses acessos casam com as futura principal. E são perfeitamente executada e sem problema nenhum você constrói a estrutura de uma forma que uma não interfira na outra no funcionamento da outra então não tem problema nenhum em fazer. Na avaliação do especialista uma empresa que realizou construções com as três técnicas de forma isolada. Seria capaz de conduzir uma obra com as mesmas técnicas de forma combinada você pode fazer dúzias de defesa dores separado você provavelmente tem capacidade de fazer as duas dois juntos. Mas o que você tem que demonstrar que você tem capacidade organizacional você tem uma capacidade operacional para tocar essas duas obras. Não é mais a parte técnica e a parte financeira e a parte que você tenha de a de administrar a obra aí a coisa muda de figura quem fez o senhor pode não ter capacidade de administrar as outras duas junto a hipótese de criar um problema.
TJPR revoga ordem de contratação para construção de ponte no litoral, edital não foi aprovado