(00:00:42) Seguimos acompanhando a situação da um dois três milhas que agora tem um prazo de dois dias para apresentar documentos e justificativas para que o governo federal possa tomar uma decisão sobre a situação toda da empresa e dos consumidores. Aliás aqui no Paraná. Somente o Procon já recebeu mil e oitocentas reclamações de consumidores lesados a reportagem de Sheila pessoa a solicitação foi feita aos sócios da um dois três milhas pelo ministério do turismo na noite de quarta feira. Segundo nota emitida pelo órgão federal a companhia deve apresentar dentro de quarenta e oito horas quais foram as circunstâncias que levaram a empresa a cancelar milhares de pacotes de viagens promocionais. No Paraná o tribunal de justiça já registrou mais de quinhentos e vinte processos judiciais contra um dois três milhas. Em um dos casos a companhia foi condenada liminarmente a emitir passagens aéreas de ida e volta para três pessoas que tinham viagem agendada de Curitiba Lisboa em Portugal para o próximo mês. Outro órgão estadual que registrou reclamações foi o Procon do Paraná mais de mil e oitocentos consumidores protocolaram reclamações contra um dois três milhas. Segundo a direção do Procon a maioria dos registros foi feita pela plataforma consumidor ponto gov e também de forma presencial na sede da instituição em Curitiba. De acordo com o Procon a empresa já foi notificada por quebra de contrato há cerca de dez dias. O órgão também estabeleceu o prazo de vinte dias para que a um dois três milhas responde a vários questionamentos com possibilidade de multa de até doze milhões de reais. A advogada que atua nas áreas de direito de família e de responsabilidade civil Vanessa farrapa de Castro explicou como os consumidores lesados devem proceder. Os clientes querem ou que a passagem emitido os maiores problemas acontecendo com passagens aéreas ou teu dinheiro de volta. Então o que que a gente tem feito com os clientes que conversaram comigo hoje tem tentado notificar a plataforma e infelizmente não tem sido dada nenhuma resposta então a gente tem entrado na justiça pedindo que eu seja marcada passagem o que fecha feito o ressarcimento desse valor. E também estamos pedindo os danos Moraes por que esses clientes criar uma expectativa em relação à viagem muita gente economizou as redes são datas especiais e isso gera também não só o dano material que é perder a passagem e que comprar outra eu perder um hotel mas também gera um sofrimento. A defensoria pública do Paraná também entrou com uma ação contra a companhia a medida foi uma tentativa de garantir a devolução dos valores aos clientes com acréscimo de multa por perdas e danos. De acordo com a defensoria no Paraná a um dois três milhas deixou de cumprir contratos que somam aproximadamente cinco milhões e meio de reais o defensor público e coordenador do núcleo de defesa do consumidor Eric. Aquilo é palazzo di Ferreira disse que foi solicitado o bloqueio de bens para negociar os pagamentos pedido cautelar visa resguardar o mínimo do mínimo que os contratos realizados e já pagos empresa já falou que não vai cumprir. Que esses valores sejam devolvidos aos consumidores esse é o mínimo quente pede que seja resguardado dos valores não foram mais de mil e quinhentos consumidores assumidamente que entraram em contato com o Procon. Já um dois três milhas entrou com pedido de recuperação judicial no início desta semana a ação tem o objetivo de evitar que a empresa fecha as portas. Contudo depende o que o pedido seja autorizado pela justiça para que a companhia possa ter um prazo para continuar com as atividades enquanto negocia as dívidas com credores. Repórter Sheila a pessoa a gente lembra que as orientações para esses casos caso você se você tiver sido atingido por essa medida ou conhecer alguém.
Ministério do Turismo dá prazo de 48 horas para que donos da 123 Milhas apresentem documentos e justificativas