(00:17:17) E foram acusados injustamente e agora inclusive foram reconhecidos na justiça que todo o processo contra eles é ele foi foi errado né e agora com isso eles foram absolvidos de tudo. Mais de trinta anos depois então acho que a gente parte desse princípio de primeiro. É tentar resgatar o que a gente consegue de de informações sobre o desaparecimento do Leandro. E acho que mais importante do que isso é contar a história da família bosse que sempre foi negligenciada então a gente poder é mostrar ok o que que eu. Sabe não é só uma criança tem uma família por trás essa criança tinha uma vida né ela tinha sonhos tinha vontades né existia todo um contexto ali que eu acho que. Nesses trinta anos foi de muito sofrimento pra família e que nunca foi da devida atenção então trabalho vem muito em torno disso te dá voz à família. A gente já tem são dois episódios que já estão no ar né. É isso são são dois episódios que que eles estão no ar da temporada em si mas. Antes da temporada ir ao ar eu lancei uma série de cinco episódios de prelúdio né que foi na semana anterior daí foram episódios diários. E nesse prelúdio nesses cinco episódios os três primeiros episódios vamos dizer assim. São recapitulação do caso Evandro com alguma atualização de informações. É e também de Altamira que foi a temporada seguinte que é uma temporada que tem a ver é ela ela toca tangencialmente ali também há a história do Evandro. E então eu faço esse resumo e daí nos últimos dois episódios prelúdio pela de quatro e cinco. Mas já começa a mostrar o que e onde é que a gente está entrando agora então teve lá o Evandro daí teve o caso dos meios de Altamira que sempre foi uma confusão tentaram relacionar os casos ou com outro do norte ou sul do Brasil. É e daí tá mais ou menos tudo isso tinha essa família boss e que estava sabendo informações novas. É eu acho que a o o ponto de partida principal que motivo vou fazer essa temporada justamente é o fato de que. Essas crianças desapareceram em noventa e dois. Mais de um ano depois que o Leandro desapareceu foi encontrado lá em Guaratuba no mesmo lugar em que o corpo de Evandro foi encontrado mais um participante foi encontrada uma ossada de uma criança isso em março de noventa e três. Essa ossada ainda passou por um exame de DNA na época que era muito complicado né ou é um procedimento complicado tirar DNA de osso e noventa e três era uma tecnologia ainda muito. É comparado com hoje cena muito inicial ainda. É saiu um falso negativo naquele período essa ossada cisco hoje nós sabemos que é um falso negativo porque essa sabe ainda se perder ou foi de um baita trabalho pra relocalização novamente. Isso aqui assustada quando foi a partir do momento que foi encontrado lá foi feito um novo DNA. Nem nesse novo DNA em que foi feito começou em dois mil e vinte um procedimento no ano passado em dois mil e vinte dois daí saiu o resultado que era o Leandro bosse então a resposta estava ali pra família já fazia trinta anos. Então é o eu eu fico eu o prelúdio serve também para mostrar ok. Vamos mostrar também essa história da alçada direito porque não ficou muito claro na imprensa quando saiu então vamos tentar recuperar documentos vão explicar. Não essa esse novo DNA que sair ou que teve uma coletiva de imprensa grande da imprensa do da secretaria de segurança do Paraná sendo olha nós confirmamos a identidade de Leandro bosse na naquela assada. Não vai ter novas investigações porque o caso já prescreveu então a temporada ela Sé a temporada em cima dos dois episódios que saíram não é muito ok vamos fazer uma investigação sobre o Leandro bosta. E os prelúdios servem pra dizer da onde que a gente está partindo então esquece casa Evandro né até um cuidado muito grande de tempo que tenho de não deixar o Leandro a sombra do Evandro que é uma coisa que sempre aconteceu. Então vamos tentar puxar informações que a gente consegue pelo Leandro e eu acho que nesses. Dois últimos episódios do prelúdio os dois primeiros episódios da temporada em assim a gente consegue finalmente contar a história que precisava ser contada dessa dessa família é esses são as informações que nós temos confiáveis eles são os fatos agora. Começa a investigação mesmo eu costumo dizer que medicação de verdade. Vai começar a partir do episódio três que vem agora na semana que vem né. Eu queria voltar um pouquinho. Falar um pouco sobre como você entrou no true crime que você é hoje uma das maiores referências no país em relação a isso você é professor universitário também escritor enfim me conte um pouquinho de onde veio esse seu interesse por essa área e vamos. Então eu eu eu eu sei eu sempre falo pras pessoas que eu conhecia o termo true crime muito tempo depois da fala sobre o caso Evandro eu acho inclusive eu conheci o termo tio Carmen quando já estava assim. Fazendo os roteiros da série da globo play a gente na sala de roteiro. E daí acha que a maneira que é esse o da produtora glass ela lembra da sala de roteiro ela fala a gente vai fazer um tipo de crime. Eu disse nossa existe um termo eu eu não conhecia é daí depois claro né eu sabia que existia né obras né eu acho que uma das que mais me influenciaram foi o cio e o que for não pode ficar super importante nos Estados Unidos. Lançado em dois mil e quatorze também sobre o caso criminal era uma jornalista senhora Cane que refaz e reinvestimento de um caso que ocorreu no na década de noventa final da década de noventa em volta amor. É e aquilo lá me fascinou Ned olha só o poder né de você poder fazer uma investigação a vir a narrativa em áudio né é foi a mesma época também que. Foi se popularizou oito no Anete flex aquela série e aquela minissérie lá o meu amante. É eu já conhecia a outros documentários e que hoje chamam retruca prime né na época não se chamava assim ela simplesmente o documentário sobre crimes reais ano. Mas eu o tiro crime pra mim entra no ano sabendo que existe o termo. Você é muito porque eu estava. Tenho o eu faço parte que às vezes de dois mil e onze isso que eu fazia par de caixas que são os mais básicos de conversas. Com amigos com discussão e tal que chamaria de papo bate papo né não. Posso dizer é e eu queria já como depois o Sílvio principalmente que foi esse fenômeno nos Estados Unidos de dois mil e quatorze eu queria fazer pode cast narrativos não é com técnicas de sortelha em né que fosse com um documentário em forma de áudio. Eu e eu fiz algumas temporadas iniciais esse meu projeto começou em dois mil e quinze projeto humanos né. Tem esse nome projeto humanos porque era pra ser um projeto aí acabou ficando ano mas é foi minha primeira experiência em tentar pegar criado comentários em áudio. E eu já queria fazer alguma coisa ligada com o crime porque primeiro minha influência do Sílvio e o que acha que foi muito importante pra mim é ele nessa. Imagine Sílvia foi dois mil e quatorze eu lancei o projeto humanos em dois mil e quinze então já foi rápido assim de influência direta e além disso eu eu falando eu e meu primo num primeiro momento eu pensava puxa. Esteticamente falando em técnicas narrativas o crime é muito. Interessante porque você lida com conteúdo de mistério né quem que fez por que que fez o que aconteceu então eu imaginava que isso eram ferramentas narrativas interessantes pra manter o público interessado até o final e conte. Ouvindo os episódios seriados. É só que assim isso foi uma primeira análise nem uma primeira curiosidade em tratar desse tema no fim das contas. Eu acabei me apaixonando mas por esse tema justamente porque primeiro eu vi que não posso pensar em questões estéticas tem que sempre se começar a falar com as pessoas que sofreram aquilo então você se assim sempre Billy. Fica muito sensibilizado com tudo que eles é vivenciar um dos de todos os lados tanto da família da vítima quanto dos acusados todo mundo sofre num caso criminal então eu comecei a me interessar mais em mostrar esse lado de uma. É com qualquer antropologia do crime com que a sociologia do crime como é que você estuda o crime como o fato social aquilo mais ou menos com o Alberto Mussa fala né que é um escritor é carioca. Aí ele fala sobre estudar o você conhece a história de uma cidade através da história dos seus crimes né eu eu acho isso uma perspectiva interessante de como o crime faz parte do tecido social e a gente precisa começar. Ao olhar pra ele mas como esse fenômeno com vários ver vetores que a gente precisa entender e é muito complexo então eu tento sempre deixar mais claro possível processo o sistema de justiça no Brasil funciona desse jeito. Não é e a partir dessa pegada um pouco mais didática mas pedagógico eu acho que eu acabei me encontrando tanta que o pessoal que curte muito de o crime mesmo. Sempre fala que é mesmo quem gosta de carne acredita que assim a vocês o trabalho de Ivan pouco diferente porque ele não. Ela só sabe falar do crime né sempre essa investigação mais aprofundada é que não vai só por o que aconteceu é também como que as coisas acontecem com aquele contexto social contexto histórico. E eu acho fascinante olhar pra pro pro crime desse jeito nem sair um pouco daquele sensacionalismo que geralmente está. Não isso que você faz é incrível assim e os seus projetos geralmente são projetos extensos então os episódios costumam ser longos porque você de fato se aprofunda em todas as camadas não apenas do crime mas nas camadas sociais e. Sociológicas enfim eu acho isso fantástico eu queria te perguntar um pouco sobre os bastidores porque quando você começou. Eu imagino que era diferente do que é hoje agora vocês já têm essa parceria com a globo play né e tanto que esse projeto está é lançado em parceria com o globo o play. E como é assim a produção lá no início você fazia sozinho agora já tem um equipe contra um pouquinho pra gente inclusive quanto tempo demora pra fazer um projeto como esse né. Sim de uma trabalhinho aqui então você saiu alguma voz minha errada é porque eu disse tá mas é tão um ano antes era muito curioso porque eu tinha um não pode com este antigo com ela ontem cast eu tinha o grupo de ouvintes. Que contribuir mensalmente pro projeto também tinha um grupo no Facebook tal eu e eu lembro de falar pra eles gente eu tô com um projeto muito complexo o que eu preciso de ajuda então quem tiver tempo livre aqui pra fazer umas transcrições. Advogados do grupo por favor me ajude tem tempo de ir e daí ele simplesmente porque começaram a dar a você uma galera que você gostava do meu trabalho confiava no meu trabalho e começou a se mobilizar pra fazer essas transcrições porque a gente tinha muito material. Tinha sei lá não sei quanta ele já não sei mais em conta as mil páginas que tinha eram mais de doze mil folhas assim todos do processo mais de vinte mil que os apensos. É daí tinha não sei quantas. Centenas de horas de áudio que eu precisava também transcreveu de culpar então quando dá esse pessoal se mobilizou eu disse ah legal eu tenho aqui um pessoal trabalhando de graça para mim é horrível isso. Porque você não pode cobrar né e as pessoas faziam aquilo na boa vontade e é maravilhoso sem poder contar com pessoas que. Te apoio nesse sentido eu tenho muita eu tive muita honra né eu tenho muita honra de ter tido esse sorvete de início e eu sempre me sentia muito mal por causa do trabalho dos outros sem graça. Assim que eu comecei a ter um pouco mais de dinheiro entrando principalmente da isso começou na. Na quinta temporada de Altamira já começou com o investimento assim do tipo ok agora eu posso montar uma equipe em que todo mundo vai ser pago pra fazer tudo. Não é agora que o Leandro bosta a mesma coisa então a gente hoje tem uma equipe menor eu não preciso ficar dependendo de cem pessoas que cada uma vai fazer um pega um pouquinho. É e isso já muda totalmente né acho que fluem muito melhor a gente as pessoas estão sendo pagas pelo trabalho delas eu acho que isso é. É o básico que deveria acontecer mas no começo seria muito e eu costumo brincar que eu fazia o caso Evandro das minhas férias como professor eu não ganhavam nenhum salário então nas minhas férias de final de ano e meio de ano. Eu eu eu começava a dar que pode capital quem ouviu na época sofria muito com longos e atos neo lançava quatro cinco episódios e daí ficava um tempão sem lançar então muita gente sofreu muito. Por isso mas deu tudo certo no final que bom que vão segue dando certo agora me conte a coisa é você também professor universitário de jornalismo não é como você vê o jornalismo investigativo hoje no Brasil a gente passa por. Por um momento de crise né em alguns aspectos de precarização muitas vezes não há espaço pra esses jornalistas de fôlego de de fato mergulhar nas histórias conversar com as pessoas e pras ruas. Mas a gente vê projetos como o seu que fazem sucesso com as pessoas gostam que mobilizam a sociedade que contam histórias. Mas eles são exceções exceção Ivan sim ainda há espaço para esse tipo de jornalismo no Brasil como você vê assim esse futuro mesmo olhando pro presidente. Você tem um país que tem espaço ao Brasil né porque veja eu pego um caso de um crime horroroso que aconteceu em mil novecentos e noventa e dois eu faço isso quase trinta anos depois do caso e. Sempre descobre um monte de coisa nova lei a ponto de mudar isso de ter a anulação de projeto de de processo e todo ano numa cidade como Guaratuba assim que não é uma cidade né que o Brasil inteiro conhece nem nada então. Sem dúvida existe espaço tanto pra fazer investigação de coisas antigas quanto atuais eu acho que não faltam histórias especialmente nos interiores aí do Brasil. É mas é o que é bom lembrar sim sim é exceção e não sou exceção da exceção porque eu nem jornalistas são de formação e quando eu vi eu brinco que eu sou jornalista de por acidente. Porque eu simplesmente queria fazer pode casting da internet e eu fazia há meses te fiz mestrado doutorado gostava de pesquisar investigar. Então eu fui unindo uma coisa com a outra e saiu e Sue daqui a pouco o chamado pra dar entrevistas por aí e palestras para jornalistas então eu fico muito honrado de ter sido acolhida reconhecido por jornalistas por isso e hoje dou aula. Também pra que o jornalismo na FAAP por exemplo o editor justamente a aula de documentário né é. E um dos meus colegas que ao Bruno no país balanço por exemplo que também fez pode caixa no Google play excelente né eu e ele também é um dos grandes jornalistas investigativos Brasil hoje em dia então espaço. E a e os espaços estão sendo construídos ao povo aos poucos com a gente nunca pode esquecer que a gente passou por um período de repressão muito grande no Brasil vários períodos a gente for ver todo o século vinte. É e que jornalismo sempre foi muito ceifado nesse ponto você sempre foi muito cortada mesmo sentimos sobreviventes ali aqui e pioneiros que tentavam de alguma maneira. É hoje com todas ferramentas tecnológicas que nós temos nunca ficou tão fácil fazer jornalismo investigativo ao mesmo tempo. Exige uma estrutura né que os eu e hoje tem o ho oh. A honra né ou o prazer de poder dizer assim olha gente eu vou começar uma investigação nove ela vai demorar um ano até eu começar a publicar alguma coisa não tem como ser de outra forma. É então se a gente conseguir construir um ecossistema e de um público interessado né e de pessoas que estão fazendo coisas boas e que existe essa garantia do tipo mas quando ok pode demorar um ano mas quando demorar um ano aqui. Haja um retorno financeiro disso haja retorno é né cultural disso se o impacto necessário eu acho que é possível agora. Não não é das coisas mais fáceis não só no Brasil como no braço não no mundo inteiro né o jornalista viu uma crise assim de modelo no mundo todo é o Brasil não vai ser a exceção mas é ao mesmo tempo a gente nunca viu tanto o jornalista investigativo aí fazendo coisas. Maravilhosos não então fico muito feliz de estar nessa nessa cultura atualmente nessa geração. Percebam que eu aproveitei é que a presença do Ivan pra fazer as perguntas que eu queria fazer mesmo está então eu encontro eles não podem cast eu tô super aproveitando a presença dele aqui e agradeço muito a gente tem dois minutos ainda o queria só que você finalizasse então. Voltando pro caso Leandro bosse chamando os ouvintes pra conhecerem para ouvirem quantos episódios são. No momento lançamos cinco prelúdios vão ter já lançamos mais de dois a temporada não posso dizer com receita total portinho e seis sei que é uma roleta russa aqui comigo. Mas eu posso garantir que vai ser uma temporada bem menor do que as outras está as outras tinham trinta e poucos episódios essa aqui vai ser mais direto ao ponto né então. E e e assim eu acho que a nossa tarefa principal que era de contar a história da família bosse isso já foi feito agora a gente vai mostrar né o qual que era o que que nossa investigação leva porque. Se aquelas pessoas acusadas na década de noventa são inocentes como novamente a semana e eu o tribunal é o de justiça do Paraná já já confirmou. É agora a gente quer saber quem que matou essas crianças né então. A gente vai daí os casos começam a se olá de novo então a gente está olhando pra tudo isso e eu vou mostrar tudo que a gente fez nos últimos tempos aí dá pra ouvir no globo play e também nas outras plataformas né. Exato não é então qualquer plataforma de áudio que você ouvir para ouvir vocês podem queres vai estar lá é só procurar por projeto humanos a última temporada o caso Leandro bosse. Muito.
Ivan Mizanzuk fala sobre casos abordados no podcast "Projeto Humanos"